• Endereço: SDN, Conjunto Nacional, Sala 4017, Torre verde - Asa Norte, Brasília - DF
  • Contato via e-mail
Logo Principal
  • Entre em contato (61) 3326-9940
  • Horário de funcionamento 08h às 18h

O que fazer para restaurar o esmalte dental?

  • Home
  • O que fazer para restaurar o esmalte dental?
O que fazer para restaurar o esmalte dental?

O que fazer para restaurar o esmalte dental?

O esmalte dental é um componente importantíssimo para a preservação de toda a estrutura dental, por isso, falaremos neste blog sobre a importância de manter essa área do dente sempre conservada. 
 

Essa cobertura chamada de esmalte dental pode evitar o aparecimento de alguns sintomas e doenças que podem gerar incômodos constantes nos dentes.
 

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre a estrutura dental e suas respectivas funções, sobre como manter a preservação do esmalte dental e também sobre como é possível restaurar o esmalte dentário. 
 

Aconselhamos a leitura sobre Dentística Restauradora, a área da odontologia que visa restaurar a saúde e estética dos dentes.

 

Sobre a estrutura de um dente

A dentição humana contém estruturas com funcionalidades diferentes, abaixo falaremos sobre cada uma delas:
 

  1. Esmalte 

O esmalte dentário é a estrutura externa do dente, funciona como uma espécie de cobertura dos outros componentes dentais, o esmalte é duro e altamente mineralizado. Sua principal função é revestir a dentina e polpa dentária e proteger todo o dente contra agentes infecciosos como as cáries.
 

Como se trata de um tecido translúcido, a sua cor depende diretamente do aspecto e cor da dentina e da polpa dentária. 

 

  1. Dentina

A dentina é a estrutura que fica entre a polpa dentária e o esmalte dental, sua composição é mais orgânica do que mineralizada, contém uma série de túbulos que a ligam com a polpa dentária.
 

Sua principal função é defender a primeira camada dental contra impactos e traumas, além de estar altamente relacionada com a sensibilidade dos dentes por estar ligada diretamente à polpa dental. 

 

  1. Polpa Dentária  

Essa é a primeira camada do dente, é caracterizada como uma estrutura nervosa, pois contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo em sua composição. É a região mais sensível do dente e quando atingida pode provocar extrema dor. 
 

Dentre suas principais funções destacam a de nutrir, formar, defender e regular o aporte sanguíneo do dente. 
 

Dentre essas estruturas destacamos a importância do esmalte dental que age como agente responsável para a preservação e saúde de todas as outras estruturas do dente, abaixo falaremos sobre os principais motivos que podem levar ao desgaste do esmalte dental. 
 

O que é a hipomineralização do esmalte dental?

A hipomineralização é caracterizada como a mineralização em excesso no esmalte dental, esse processo pode ocorrer principalmente na primeira infância por doenças infecciosas e associadas ao uso de antibióticos, também pode ser desenvolvida pela má alimentação. 
 

Essa displasia pode causar o aparecimento de manchas nos dentes, entretanto, não compromete a espessura dos dentes. 
 

Porém, com o passar do tempo a displasia que acaba sendo um fator que realmente influência na saúde dos dentes é chamada de desmineralização dentária, também conhecida como desgaste dental.
 

Mulher com sensibilidade nos dentes comendo abacaxi.
 

O que pode causar o desgaste do esmalte dentário?
 

O desgaste do esmalte dental pode ser causado por diversos fatores que podem contribuir com o aparecimento de cáries e o aparecimento de outras doenças orais. 
 

A desmineralização dos dentes é um processo comum orgânico, e enquanto ocorre a desmineralização consequentemente ocorre a remineralização do tecido. Porém, existem alguns fatores que podem contribuir com a desmineralização em excesso do esmalte dental. 
 

O processo de desmineralização do esmalte dos dentes é incentivado pela ingestão de alimentos ácidos em demasia, tais como:
 

  • Frutas cítricas

  • Energéticos

  • Refrigerantes  

  • Alimentos muito açucarados

  • Vinhos 
     

Hábitos de higiene bucal também podem ser fortes contribuintes para esse desgaste, como a escovação severa, a escolha por uma escova de dentes dura e a falta do hábito de limpeza dos dentes pelo menos três vezes ao dia. 
 

Pessoas com bruxismo devem ter um cuidado redobrado com os dentes, pois o hábito de ranger os dentes pode contribuir também com a desmineralização do esmalte dental.

 

Qual a aparência de um dente com esmalte desgastado?

O esmalte do dente desgastado oferece impacto direto sobre a aparência do dente, e esses sinais na aparência podem indicar a desmineralização do esmalte em excesso. 
 

O aparecimento de cárie nos dentes pode ser um forte indicador desse desgaste, pois uma das funções do esmalte dental é proteger o dente contra agentes infecciosos.
 

Se ocorreu o aparecimento de uma cárie a possibilidade dessa proteção não estar sendo efetiva por conta da desmineralização do esmalte dental é bem grande. 
 

A sensibilidade dental é um dos principais fatores que indicam o desgaste do esmalte, quando a dentina e polpa dentária ficam desprotegidas ocorre a instalação da sensibilidade nos dentes, que pode dificultar o consumo de alimentos gelados e açucarados. 
 

Dentes fracos também são um forte indicativo, pois quando se perde a camada protetora mais externa o dente fica mais sensível, ficando mais frágil e suscetível a fraturas e traumas.
 

As manchas brancas nos dentes aparecem como um dos primeiros sinais da desmineralização.
 

Lembrando que, o desgaste do esmalte pode alterar a aparência mas também a funcionalidade dentária. 
 

Como recuperar o esmalte do dente?

O cuidado com os dentes deve ser sempre priorizado para a saúde integral do sorriso, a preservação do esmalte dental pode garantir a proteção de todas as estruturas dentárias e contribui diretamente com a saúde de todas as outras estruturas. 
 

Para casos de desgaste mais amenos a adoção de simples atitudes podem contribuir com a diminuição da desmineralização do esmalte, tais como:
 

  • Evitar o consumo de alimentos ácidos em demasia

  • Evitar bebidas como energéticos, refrigerantes e vinhos

  • Evitar o consumo excessivo de doces

  • Higienização frequente dos dentes

  • Tomar cuidado com a escovação para não ser feita de maneira agressiva

  • Priorizar por escovas com cerdas macias
     

Essas são algumas das dicas para manter a integridade do esmalte dental, porém em alguns casos é necessário procurar por um dentista, nesses casos a adoção das dicas acima não se torna eficiente para a resolução do problema de desgaste.
 

Restauração Dental

Em casos de desgaste extremo a pessoa pode sofrer com a hipersensibilidade dentinária que pode causar incômodo e muita dor, além de deixar todas as outras estruturas do dente expostas ao ataque de diversos fatores infecciosos.
 

A Restauração Dental, é um serviço odontológico que tem como principal função restabelecer as funcionalidades de todas as estruturas dentárias, além de ajudar na preservação e tratamento de problemas no dente. 
 

Quando procurar por um especialista?

Um profissional especializado em restauração dental deve ser procurado sempre que o dente apresentar características diferentes à sua aparência comum como as manchas brancas, também quando se instala um quadro de hipersensibilidade que é uma forte característica da hipomineralização dentária. 
 

Porém, deve-se destacar que um acompanhamento regular com um dentista pode identificar com facilidade problemas e anomalias nas estruturas dentais prematuramente, a fim de evitar o aparecimento de dificuldades maiores com o passar do tempo. 
 

A prevenção sempre é o melhor caminho contra o combate de problemas e doenças na cavidade bucal. 
 

A Blu Odontologia faz a restauração dos dentes de forma harmônica e discreta, preservando a saúde e beleza do seu sorriso, conheça nossos serviços!

 

A Blu odontologia restaura o seu sorriso!

Conte com a Blu e restaure seu sorriso! 

Devolvendo o aspecto funcional e natural dos seus dentes com técnicas que vão ampliar a sua autoestima. 

Através dos nossos tratamentos você restaura seus dentes e obtém um resultado idêntico ao esmalte natural, com uma tecnologia inovadora que utiliza materiais da mesma cor do dente, conferindo ao seu sorriso harmonia e beleza. 

O melhor serviço odontológico de Brasília você encontra na Blu Odontologia, uma experiência em odontologia diferenciada de tudo o que você já conhece. Cuidando da sua saúde bucal e te acompanhando em todas as etapas do tratamento, inclusive após o atendimento. 
 

Mais do que tratamentos odontológicos, a Blu é uma experiência. Entre em contato agora!