Descubra como implantes dentários podem renovar a sua autoestima
A perda dos dentes afeta a autoestima e impacta as relações sociais. Quem sofre com esse problema evita sorrir, tem dificuldades para mastigar ou se alimentar em público, recusam sair com familiares e amigos e acabam se isolando.
Mas graças aos avanços tecnológicos na odontologia, muitas pessoas já podem voltar a sorrir com procedimentos rápidos e indolores. Os implantes dentários têm se tornado cada vez mais comuns e em poucos dias o paciente tem a reposição dos dentes com aparência natural.
Vale destacar a importância da boa higiene bucal para evitar algumas doenças que levam a perda total ou parcial dos dentes, e consequentemente afetam a autoestima e traz outros problemas físicos para quem sofre com esse problema.
Quando procurar um profissional?
Muitas pessoas têm dúvidas de quando procurar o dentista para realizar a fixação do implante. Isso ocorre porque muitas vezes o paciente pensa que o implante dentário é para pessoas que já perderam todos os dentes. Mas também pode ser feito por pessoas que perderam um ou alguns dentes.
Alguns casos de câncer podem gerar a perda total ou parcial dos dentes. Se o paciente não estiver em tratamento quimioterápico, também é recomendado a realização do procedimento dentário.
Procurar um profissional qualificado é muito importante para o sucesso da cirurgia. Além disso, a indicação dos implantes deve partir de um cirurgião dentista, que após avaliar o paciente, dirá qual o tratamento mais indicado para a perda dos dentes.
Os profissionais mais adequados para realizar os procedimentos são o endodontista e o implantodontista. O endodontista é o especialista que vai cuidar da polpa dos dentes e vai auxiliar no diagnóstico e avaliação da área que será implantada.
Já o implantodontista é o especialista que trabalha com a reposição dos dentes perdidos e que vai realizar a colocação das próteses.
O que são implantes dentários?
Os implantes são parafusos que podem ser feitos de titânio ou zircônia e fixados nos ossos maxilares e/ou da mandíbula para substituir as raízes dos dentes. Todo o procedimento é feito cirurgicamente e permite ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. Esse é o tratamento mais moderno para a recuperação dos dentes que foram perdidos.
Ele serve para restabelecer a mastigação, melhorar a dicção, além de recompor a estética dentária e facial aumentando a autoestima do paciente.
O procedimento é indicado para a reposição de dentes ausentes e para pessoas que usam próteses dentárias instáveis.
Não é recomendado fazer o procedimento menores de 18 anos, pessoas com diabetes não controlada, pessoas que fazem tratamento de quimioterapia e radioterapia na região do implante, usuário de substâncias químicas, que abusam de álcool, pacientes que sofreram infarto ou AVC recentemente, que passou por cirurgia cardíaca nos últimos 6 meses, que possuam cáries, com os ossos da boca comprometidos e com a higiene bucal ruim.
Como é realizado o procedimento?
Para a realização do procedimento o paciente passa por uma pequena cirurgia. Após a avaliação da estrutura onde serão fixados os parafusos, dá início ao tratamento.
Como os parafusos inseridos substituirão as raízes dos dentes, se faz necessária uma perfuração óssea para abrir espaço no local.
Primeiro, o dentista abre uma incisão na gengiva e insere o pino, depois cobre a área com um proteção e finaliza fechando o local alguns pontos. Todo o processo costuma ser bem rápido e dura cerca de 40 minutos.
Todo o procedimento é realizado com anestesia, ou seja, é indolor. Mas é normal sentir dores após a cirurgia já que o procedimento é feito no osso, deixando o local mais sensível.
Depois que o parafuso está fixo e cicatrizado no local, começa a etapa de colocação da prótese dentária. Cada uma é confeccionada de acordo com o molde da boca do paciente.
Os implantes são produzidos em cerâmica para maior resistência e durabilidade. Também é levado em consideração a cor dos dentes para um resultado mais natural. Além do paciente e do dentista, ninguém mais percebe que os dentes são próteses devido a esse cuidado.
Por ser um procedimento cirúrgico, é necessário tomar alguns cuidados no durante o pós-operatório para uma boa cicatrização. Algumas orientações devem ser seguidas:
-
repouso é fundamental para a cicatrização da região
-
boa higienização do local para evitar infecções
-
o dentista pode receitar alguns medicamentos para dores
-
nos primeiros dias é recomendado o consumo de alimentos líquidos
-
caso necessário, o uso de bolsas de gelo podem ajudar a diminuir inchaços e amenizar as dores no local
Os cuidados devem continuar mesmo depois do procedimento para maior durabilidade dos implantes.
Fatores que podem levar a perda dos dentes
Alguns fatores podem levar a perda parcial ou total dos dentes. Listamos abaixo os principais:
1. Bruxismo
É o transtorno onde a pessoa range ou aperta os dentes de forma involuntária, isso ocorre principalmente durante o sono. Devido a força colocada na ação, o paciente apresenta fortes dores de cabeça e nos músculos do rosto, desgaste dos dentes e podem apresentar doenças nas gengivas.
Ainda não há uma causa definida para esse tipo de transtorno, acredita-se que podem ocorrer devido a fatores genéticos e hereditários. Estudos recentes também relatam que pessoas que sofrem de estresse, ansiedade, refluxo gastroesofágico, dificuldade de concentração têm mais propensão a desenvolver esse distúrbio.
Não existe uma cura para o bruxismo até o momento, mas pode ser tratado e controlado. É necessário passar por um dentista para avaliação e indicação do melhor tratamento.
2. Cárie dentária
A cárie é a deterioração do dente. Ela tem forte relação com o estilo de vida que o paciente leva, principalmente em relação a sua higiene bucal.
Existem três tipos de cáries:
Cárie coronária - essa é a mais comum e pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos. Ela aparece na entre os dentes ou na superfície.
Cárie radicular - mais comum em adultos, ela acontece com a retração da gengiva, deixando a raiz do dente exposta e sem proteção.
Cárie recorrente - ocorre ao redor das coroas e restaurações, áreas que tendem a acumular placas.
Apenas o dentista pode diagnosticar a cárie e fazer o tratamento. Mas é possível prevenir com uma boa higiene bucal, indo regularmente às consultas odontológicas, diminuindo o consumo de açúcar e certificando-se que os produtos de higiene bucal e a água contém flúor.
3. Gengivite
A gengivite é uma inflamação na gengiva em seu estágio inicial. O que causa essa inflamação é uma placa de bactérias que se acumula entre os dentes e a gengiva. Se não removida durante a higienização, ela produz inflamação no local.
Os sintomas principais são gengiva inchada e avermelhada, sangramento e sensibilidade na hora da escovação. Também pode ocorrer a retração da gengiva, deixando a raiz dos dentes exposta e causando problemas mais graves.
Para prevenir, a boa higiene bucal é fundamental, acompanhada de visitas regulares ao dentista. Além disso, evitar o consumo de cigarros e uma alimentação correta podem ajudar a evitar a inflamação.
Onde achar um especialista em Brasília?
Aqui na Clínica Blu você encontra os melhores especialistas do mercado. Temos especialistas em Endodontia e Implantodontia. Oferecemos o melhor tratamento para renovar a sua autoestima.
Renove o seu sorriso e da sua família com quem entende de atendimento humanizado e que dispõe de tratamentos que usam as tecnologias mais avançadas do mercado. Agende o seu horário.